Make your own free website on Tripod.com
 
Homeopatia na Menopausa 

A Opção Saudável

 

Menopausa – o que é ?

A Menopausa é a suspensão permanente das regras e é causada pelo decréscimo natural nas funções do ovário. Isto resulta na redução da produção dos hormônios, principalmente o estrogênio, no organismo feminino.

Quando isto ocorre ?

Ela pode ocorrer entre os 45 e 55 anos. Algumas mulheres simplesmente deixarão de menstruar, mas a grande maioria começará a ter sinais da menopausa vários meses antes disto acontecer.

Como eu irei reconhecer quando ela chegar ?

O primeiro sinal de que a Menopausa está chegando ocorre com a alteração do ciclo menstrual. Os períodos menstruais começarão a ficar irregulares, ou menos freqüentes, ou poderão se alongar ou encurtar. Na maioria das vezes, o fluxo menstrual reduzirá , mas um período fraco poderá ser seguido de outro forte, ou como dizem, de uma cachoeira. Outras vezes poderá ocorrer alguns meses sem regra antes dos últimos. A mulher poderá pensar que parou de menstruar e ser surpreendida por outro ciclo. Durante esta época, existe a possibilidade de engravidar, sendo assim, a mulher não deve abandonar seu método anticoncepcional até que não menstrue por pelo menos dois anos.

Que outros sintomas existem ?

O estrogênio não só regula a reprodução, mas também a temperatura do corpo da mulher, seu humor, a constituição de seus ossos e ligamentos. A medida que os hormônios se alteram, na Menopausa, provocam uma série de sintomas.

Ondas de calor

Elas iniciam alguns meses antes da Menopausa e duram de um a dois anos. A mulher poderá ter uma única destas ondas ao dia ou várias, em uma hora. A sensaçã o para algumas é a de entrar numa sauna por alguns minutos. Quando ocorrem durante a noite, as mulheres podem acordar banhadas em suor.

As ondas podem vir acompanhadas de tonteira, náusea e palpitações. Tudo isso pode assustar, mas estes sintomas são simplesmente a resposta à súbita elevação da temperatura corporal. Usar roupas folgadas e leves, evitando os tecidos sintéticos, trará maior conforto. É bom manter os ambientes ventilados, principalmente o quarto de dormir.

Agulhadas ou alfinetadas 

Estas são também sensações estranhas, mas comuns, além de dores nas juntas e músculos, assim como inchaço nas mãos, tornozelos e pés.

Depressão, irritabilidade, choro e outras alterações de humor

Várias destas mudanças de humor também ocorrem na Menopausa e sempre foram atribuídas às reações psicológicas à passagem por esta etapa de vida. Agora, pesquisadores já acreditam que a flutuação dos níveis hormonais afetam de forma direta a porção do cérebro que controla o humor e sentimentos.

Problemas sexuais

A redução dos níveis hormonais acarreta mudanças na área urogenital. Os tecidos da vagina, uretra e bexiga sofrem atrofia, ou seja ficam mais finos e facilmente irritados. Na região vaginal ocorre a secura causada pela diminuição na produção de secreções que lubrificam esta região antes e durante a relação sexual. Com isto, aumentam as chances de causarem trauma, dor e infeção, além da diminuição do prazer e interesse pelo sexo. A utilização de lubrificantes vaginais aliviam estes sintomas. Na área urinária, a uretra é facilmente irritada, dando sintomas de cistite. 

Osteoporose

Após a Menopausa, a falta de estrogênio leva os ossos a não fixar o cálcio, fazendo com que se tornem finos e fracos, a chamada osteoporose. A mulher pode evitar esta situação, tomando banhos de sol pela manhã , praticando exercícios físicos, e ingerindo alimentos ricos em cálcio, como espinafre, brócolos, queijo, peixes e leite desnatado.

Doenças Cárdiovasculares

De acordo com as estatísticas de morte por doenças cardiovasculares, suas causas estão relacionados com pressão alta, angina, espessamento das artérias e derrame. Na Menopausa, aumentam os fatores de risco destas doenças. Sendo assim, as mulheres devem ficar atentas para os problemas de controle de peso, níveis de colesterol, tabagismo e história familiar de doenças cardíacas. 

Reposição Hormonal

Muitas mulheres escolhem a reposição hormonal como forma de combater os problemas aqui descritos. Mas a reposição hormonal trás uma série de riscos à saúde, como o sangramento vaginal, aumento de peso, além do aumento de risco de câncer de mama e de útero. Uma das alegadas vantagens da reposição hormonal, uma suposta proteção contra doenças cardiovasculares, foi desmentida recentemente. Estudos provaram que pouco ou nenhum efeito na proteção contra estas doenças foi obtido com a utilização de hormônios.

Menopausa Cirúrgica

Este tipo de Menopausa é causada pela retirada cirúrgica do útero. Se a cirurgia ocorrer antes da época da Menopausa e forem retirados os dois ovários, então a Menopausa se instalará de forma intensa e repentina, onde todos os sintomas já relatados serão mais severos e durarão mais tempo. Nestes casos, a reposição hormonal é necessária, já que sem os ovários nenhum hormônio será produzido. Mas no caso da retirada do útero e de um único ovário, a Menopausa ocorrerá naturalmente.
.

 

menopause.gif (18863 bytes)
Menopausa não é doença

Um dos mais importantes desafios da vida da mulher madura, a Menopausa é inevitável, mas pode ser um pesadelo, tanto físico quanto emocional, para algumas mulheres.

Para a Homeopatia, a  Menopausa é uma fase natural do crescimento das mulheres, embora alguns médicos já a tenham tratado como doença.

Ao experimentar os numerosos sintomas que caracterizam este período de vida, muitas mulheres desconhecem o quanto é eficaz, na Menopausa, a abordagem saudável da Homeopatia, bem mais segura do que a Terapia de Reposição Hormonal, prática tão explorada hoje em dia.
 
 


seven2.gif (30580 bytes)

Osteoporose*

A mulher pode evitar esta situação, tomando banhos de sol pela manhã , praticando exercícios físicos, e ingerindo alimentos ricos em cálcio.

*(na foto ao microscópio, vemos acima à esquerda como o osso é antes da perda de cálcio e acima à direita já com a osteoporose instalada)
 
 


tenth.gif (47326 bytes)

Manter uma atividade física regular na menopausa traz benefícios para a mente além de prevenir doenças

hidro.jpg (7710 bytes)
 
 
 
 
 

woman.GIF (2241 bytes)

Como a Homeopatia atua

A Homeopatia é o tratamento seguro
antes, durante e após a Menopausa. Ela
estimula o equilíbrio hormonal do corpo humano de forma natural, já que os ovários ainda mantém a produção hormonal. Ela não tem os malefícios dos tratamentos habituais (Terapia da Reposição Hormonal). 

A Homeopatia trata a mulher, não a
Menopausa. Cada uma viverá sua própria Menopausa, da sua maneira particular, com seus sintomas individuais.

Para a Homeopatia, a Menopausa é apenas um importante estágio no amadurecimento da mulher. 

É certo que, pressionada pela publicidade que valoriza a juventude e a beleza, a mulher sente dificuldade de encarar a Menopausa com naturalidade. Mas, ao chegar lá, vê que faz pouca diferença, quando se sente bem consigo mesma. 

Não é a idade que conta e sim como você lida com ela. 

Cara leitora, invista em você ! 

Aprenda o máximo sobre seu corpo e se mantenha ativa !


Edição & Layout© by 

Dr. Marcos Dias de Moraes (Março/99)

Hp principal...
do Dr. Marcos Dias

E-mail:
marcosdias@geocities.com

Clique aqui Exit_sel.gif (1071 bytes)    para ler outros textos sobre Homeopatia

Todos os nossos sites sempre serão melhor visualizados com...

ns.gif (816 bytes)

 Se quiser atualizar sua versão, clique no ícone acima.