Make your own free website on Tripod.com
COMPORTAMENTO ANIMAL  no 6 - Junho/99 -
Quando eles esquecem o "banheirinho".

 
Pode ocorrer que o cão ou cadela, sempre bem educado(a),comecem a urinar ou defecar fora do lugar. As causas são várias e vamos ver algumas:

  1. Necessidade de atenção - sente-se abandonado, pode ficar muiitas horas sozinho. Pode perder o referencial do lugar, ou pode estar querendo exibir-se para conseguir carinho ou ainda vingança. É necessário compreender as causas e em todos os casos, sair om ele com mais frequência sempre melhora bastante.

  2. Causa real - pode estar ocorrendo problemas com o sistema urinário ou digestivo (infecção, intoxicação, cálculos vesicais ou renais, alergia alimentar, etc) e devem ser feitos detalhados exame para um diagnóstico e tratamento precisos.

  3. Deficiência de estrogênio - pode ocorrer em cadelas que foram castradas e que urinam ao dormir ou relaxar. Nas mais jovens faz-se reposição hormonal, mas se forem idosas, deve-se evitar que durmam com a bexiga cheia.

  4. Incontinência geriátrica - há medicamentos que podem ajudar a controlar os esfíncteres ou a diminuir as dores no caso dos artríticos que não conseguem mais se locomover ao lugar habitual de suas necessidades. Porém no caso de senilidade, deve se ter paciência e lembrar que pode acontecer com qualquer um de nós.

WebDesign  e
Diagramação®
by
Marcos Dias